segunda-feira, 14 de março de 2011

Onodera mostra quais devem ser os cuidados estéticos na gravidez


Você está grávida, o seu corpo sofreu mudanças, e você não sabe quais cuidados estéticos podem ser adotados na gravidez. Pensando nessas dúvidas, a Onodera mostra quais são os procedimentos permitidos durante a gestação.

Na gravidez, os cuidados que você pode e deve tomar resumem-se em sessões de drenagem linfática, hidratação corporal, limpeza de pele e hidratação facial. Isso porque os tratamentos convencionais só estão liberados no pós-parto, após o período de amamentação.

No primeiro trimestre de gestação os cuidados devem ser grandes, pois é o período mais delicado de todos. É nesta fase que ocorre a formação do feto e a formação de todos os órgãos. Por isso, os cuidados com o uso de produtos e medicamentos é fundamental para que não ocorram má formações no feto. As mudanças corporais neste período são pequenas, mas já existem. Pode-se dar início às sessões de drenagem linfática mas sem drenar a região abdominal.

Sessões de limpeza de pele e hidratação da pele são recomendadas desde o início. A escolha dos produtos deve ser cuidadosa e a preferência deve ser por cosméticos naturais. O uso do filtro solar é obrigatório. Isso porque os hormônios da gestação propiciam o aparecimento de manchas chamadas melasmas. Os melasmas são manchas difíceis de serem retiradas, por isso a prevenção é o melhor remédio.

O uso de medicamentos e cosméticos deve ser discutido com o médico obstetra. Outro ponto a ser discutido é o uso de química nos cabelos. Isso porque o consenso geral é que ela deve ser evitada até o terceiro mês, porém, alguns obstetras liberam a partir desse período.

No segundo trimestre da gravidez o bebê já está praticamente todo formado e as mudanças corporais das futuras mamães já são maiores. Ocorre o aumento do abdomen, o aumento da retenção de líquidos e o aparecimento de varizes.

Para as varizes é recomendado o uso de meias elásticas, pois a gestante têm uma incidência maior de apresentar trombose nas pernas. O eixo de equilíbrio do corpo também muda, e passa a ser localizado anteriormente. Por isso, além de todos os cuidados tomados no primeiro trimestre, deve-se fazer o fortalecimento da musculatura e sessões de RPG para melhorar a posição da coluna, que se projeto para frente.

A partir desta fase deve-se fazer a estimulação da pele do abdomen e do mamilos. A estimulação da pele do abdomen se dá através de manobras de massagem localizada com movimentos de pinçamentos. Os mamilos devem ser massageados para a formação do bico e, assim, facilitar a amamentação. Cuidado: o uso de creme hidratante nos mamilos não é recomendado, pois o creme irá tratar do mamilo, deixando-o com a pele suave e macia. O ideal é que o mamilo fique com a pele mais grossa e resistente, para evitar que a mamãe sofra com o aparecimento de fissuras durante o período de amamentação. O uso de bucha de banho nos mamilos e o banho de sol nesta área também está recomendado.

A partir desta fase a drenagem linfática nas costas deve ser feita lateralmente (com a gestante deitada de lado). Para dormir a gestante deve permanecer deitada de barriga para cima ou de lado voltada para a esquerda. Esse detalhe é muito importante, pois, deitada para o lado direito, a mãe comprimi a artéria uterina e isso causa a diminuição dos batimentos cardíacos do bebê.

O terceiro trimestre é o mais cansativo dos três. O aumento do peso corporal e o desequilíbrio da postura levam a um desgaste físico grande. Nesta fase, a gestante encontra dificuldades para fazer atividades do cotidiano como andar, dirigir, dormir e até respirar, devido à compressão do pulmão feita pelo aumento do útero.

A preocupação com o ganho de peso é fundamental para a melhor recuperação no pós-parto. Nesta fase, a gestante passa a se programar para o parto. Os cuidados estéticos do terceiro trimestre incluem sessões de drenagem linfática com uma frequência maior, chegando até 3 vezes por semana. Proteção solar, limpeza de pele mensal e hidratação profunda do corpo para evitar as estrias são essenciais.

Após o parto e após o período de amamentação os tratamentos estéticos estão liberados, mas é preciso lembrar que a gestação é um período de mudanças corporais, por isso é preciso entender essa fase e não ser muito exigente com o corpo.

E para começar a se cuidar na gravidez, conte com os tratamentos estéticos da Onodera. Marque uma avaliação gratuita personalizada e comece a se cuidar. Ser uma mamãe linda e feliz é muito importante!

Fonte: http://www.mulherdeclasse.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails