quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Onodera mostra: por que, no meio de uma dieta, você para de perder peso?

Fazer uma dieta controlada e de maneira correta não é fácil. Afinal de contas, nos privamos de comer algumas coisas, e devemos ser rígidas para não perder a linha. Porém, não há nada mais desestimulante para quem faz dieta do que, na metade do programa, parar de perder peso. Esse é o chamado efeito platô, uma reação do organismo à redução da ingestão calórica. Segundo os especialistas, esse fenômeno acontece em pessoas que se submetem a regimes desregrados sem acompanhamento médico.

Todo tipo de dieta resulta em uma crise de energia, pois propõe a redução da alimentação e o aumento do gasto, por conta das atividades físicas. O que acontece, é que, nesse caso, o organismo sofre uma adaptação para a situação de restrição de calorias que lhe foi imposta. Ou seja, o corpo se adapta a essa condição, e guarda energia sob forma de gordura. Trata-se de uma forma de defesa do organismo, que entende que o emagrecimento não é voluntário.

Especialistas afirmam que não há justificativa lógica para o fenômeno. O que acredita-se é que o efeito platô seja consequência de uma redução no metabolismo. Com a ingestão de um valor calórico baixo por um período prolongado, o organismo passaria por ajustes e o metabolismo entraria em desaceleração, brecando a perda de peso. Porém, os estudos que apontam para isso, não mostram resultados conclusivos.

Se você vai começar uma dieta agora, não se assuste, nem todos os regimes resultam no efeito platô. Isso vai depender de como as refeições estão distribuídas ao longo do dia e do tipo de exercício físico feito. O que pode acontecer é que a intensidade e o volume do exercício são elevados em comparação à dieta e, por isso, a pessoa perde muita massa magra. Como consequência, o metabolismo baixa. Como o corpo passa por um período de déficit durante a atividade, sem que não haja uma reposição adequada, acaba estocando mais do que consumimos durante o dia como reserva.

Para evitar esta parada na perda de peso, a alternativa é criar uma alternância entre as dietas. Dietas muito restritivas por longos períodos de tempo devem ser evitadas. O ideal é alterar o esquema de alimentação e manter a prática de atividade física, variando o tipo de atividade. Dietas que pretendem reduzir grandes quantidades de peso precisam ter um estratégia de entra e sai de dieta. Durante um tempo, realiza a dieta, e em seguida, faz um programa para recuperar o metabolismo.

Regimes muito rígidos devem ser escolhidos com cuidado, já que a longo prazo não são satisfatórios. A maioria das pessoas adotam um plano de dieta muito rígido e imediato, e não fazem uma redução alimentar gradativa. O resultado é o efeito platô ou o efeito sanfona, quando a pessoa engorda todo o peso perdido.

E se você quer complementar sua dieta e seus exercícios físicos, com um tratamento estético de última geração, venha para Onodera. Marque uma avaliação gratuita personalizada e fique ainda mais linda!

Fonte: www.bolsademulher.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails