segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Celulite, um golpe na auto-estima feminina

A celulite é uma alteração que ocorre no tecido gorduroso podendo apresentar um aspecto ondulado ou até mesmo - dependendo do grau – depressões profundas. É, talvez, o maior inimigo das mulheres vaidosas. Os temidos “furinhos” chegam a atingir 80% das mulheres com mais de 35 anos de idade, segundo a Dra. Lúcia Arruda, Dermatologista e Promotora Científica da Regional do Estado de São Paulo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O aparecimento da celulite tem uma relação clara com o tipo de alimentação e a prática de exercício físico. "Uma alimentação equilibrada e atividade física regular tem uma influência de até 70% no resultado dos tratamentos", afirma a Dra. Lúcia. Além disso, mulheres de pele clara estão mais suscetíveis a tal alteração do que as negras, por exemplo.

Quanto às causas, elas são várias e associadas. Segundo a Dra. Lúcia, o que leva à celulite é uma alteração com características hereditárias, ou seja, existe uma predisposição genética associada ao próprio hormônio feminino. Além disso, problemas de alteração circulatória e diminuição da drenagem linfática natural também ajudam no aparecimento da celulite, que é mais comum nas coxas, nádegas, abdômen e flancos.

Os tais “furinhos” se desenvolvem na parte mais superficial das três camadas de gordura existentes abaixo da epiderme e derme, conhecida como hipoderme ou camada subcutânea de gordura. A armazenagem de gordura e o metabolismo das células adiposas reagem apenas aos hormônios, e não às dietas ou exercício.

O aumento de peso, má nutrição, quantidade insuficiente de água ingerida e sedentarismo, também provocam a sua piora com o passar dos anos. A idade é acompanhada de perda de consistência e tonalidade do tecido conjuntivo, o que torna a celulite mais visível e flácida. “Não é possível curar a celulite. Ela é progressiva - piora com a idade. Mas, dá para melhorar e muito sua aparência", revela a Dra. Lúcia.

No entanto, mudar alguns hábitos garante uma pele mais saudável e contribui para que os tratamentos atinjam um melhor resultado. Há diversas maneiras de prevenir o surgimento da celulite e inúmeras formas de tratamentos para amenizá-las. Por sinal, o quanto antes ela for tratada, maiores serão as chances dela “desaparecer”.

Prevenção e Tratamentos

A prevenção é simples, basta mudar alguns dos hábitos alimentares e praticar exercícios físicos, para que a quantidade de calorias ingeridas não ultrapasse a quantidade de calorias queimadas. Evitando o armazenamento de gordura. Dicas que ajudam: evitar o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes, largar o cigarro, fazer uso de cremes anti-celulite e ser adepta da Onolinfática (drenagem).

Vídeo Onolinfática:




Porém, se a celulite já estiver incomodando, uma boa opção é procurar a Onodera mais próxima e agendar uma avaliação personalizada e gratuita, para saber qual é o tratamento mais adequado para você, como o Powershape.
Vídeo Powershape:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails