terça-feira, 29 de junho de 2010

Curiosidades sobre a Copa do Mundo

Ok, é época de Copa do Mundo e o Brasil simplesmente pára. Mas será que você sabe alguma coisa sobre esse tão aclamado evento? Certo, acontece de 4 em 4 anos. O que mais? Nada?! E a história do mundial?Então calma que a Onodera resolveu fazer esse post para que você não fique por fora quando estiver em uma roda de amigos. Que tal acabarmos com aquela velha história de que mulher não sabe nada sobre futebol? ;)

A Copa do Mundo foi criada em 1928, quando Jules Rimet assumiu o comando da FIFA (Federation International Football Association). Mas o primeiro mundial só aconteceu em 1930, no Uruguai com a vitória da seleção da casa. Nesta primeira edição não havia etapa eliminatória e 13 países foram convidados para o torneio. Sete da América do Sul (Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), quatro da Europa (Bélgica, França, Jugoslávia e Roménia) e duas da América do Norte (México e EUA). Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título.

Entre os anos de 1942 e 1946, entretanto, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Somente em 1950 a Copa do Mundo voltou e, dessa vez, no Brasil. A seleção brasileira chegou à final contra o Uruguai no recém construído estádio do Maracanã. O empate daria o título ao Brasil, mas a equipe uruguaia venceu por 2 a 1 e tornou-se campeã. :( O "país do futebol" só sentiu o gosto de erguer a taça Jules Rimet pela primeira vez em 1958, após vencer a Copa da Suécia. Foi neste ano que ganhou destaque aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça. Em 1970, no México, o Brasil consagrou-se pela terceira vez campeão do mundo, ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet. O troféu, no entanto, foi roubado da sede da CBF em dezembro de 1983 e nunca foi encontrada. Acredita-se que tenha sido derretido.

Após o título, o Brasil ficou sem título durante 24 anos. :( A volta por cima ocorreu em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Nossa seleção venceu a Itália em emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o país anfitrião: a França. Em 2002, na Copa do Japão/Coréia do Sul, a seleção consagrou-se pentacampeã ao derrotar a Alemanha por 2 a 0.

Em junho deste ano, pela primeira vez na história, o mundial está sendo realizado no continente africano. A África do Sul é a sede do evento. Em 2014, é a vez do Brasil. Quem sabe, após 64 anos, o resultado será digno de comemoração no país do futebol. Dedos cruzados!

Fonte: Bolsa de Mulher

Meninas, lembrando da promoção da Onodera né! Cada gol do Brasil é igual a 10% de descontos em tratamentos corporais no dia seguinte! :) Como ontem o Brasil ganhou de 3 x 0, hoje os tratamentos corporais da Onodera estão com 30% de desconto. O máximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails