quinta-feira, 1 de julho de 2010

O poder do leite

Reza a lenda que Cleópatra, um dos maiores ícones de beleza de todos os tempos, não abria mão de um banho de leite para renovar a pele e realçar seu poder de sedução. Seguindo os passos da rainha do Egito, a mulher contemporânea aproveita os benefícios do leite em cosméticos e tratamentos para a pele, cabelos e até unhas. Dermatologistas garantem: o ácido lático tem propriedades hidratantes e rejuvenescedoras. ;)

O leite, primeiro alimento com o qual temos contato, é rico em aminoácidos (proteínas), que mantém estruturados tanto do cabelo quanto a pele, que possuem queratina. Na pele, há também o colágeno, que carece de renovação e manutenção. Logo, máscaras caseiras à base de leite e iogurtes ajudam na revitalização.

A esteticista e cosmiatra Lucienne Souza, do Spa da Pele, comenta os banhos de Cleópatra: "Diz a história que era leite de cabra! Este possui mais vitaminas e nutrientes que o de vaca", reforça. O caprino, garante a especialista, consegue penetrar mais profundamente na pele porque seus nutrientes têm dimensões menores que os presentes no leite bovino. Além disso, é rico em vitamina A, B1, B12 e C. "Retarda o envelhecimento e nutre a pele, deixando-a mais lisa, fina e elástica", afirma Lucienne.

Cosméticos

Nos cosméticos, o principal uso do leite ocorre em cremes e soluções hidratantes para corpo e rosto por causa da ação do ácido lático, ratifica a dermatologista Roberta Bibas. Para ela, apesar dos benefícios inegáveis, pessoas com pele oleosa devem evitar. Lucienne reforça duas vantagens: a alta concentração de ácidos graxos, que combatem os radicais livres do organismo, além das vitaminas.

A porta-voz do Spa da Pele não vê contraindicação para uso dos produtos à base de leite. "O leite de cabra, por exemplo, tem um pH semelhante ao da pele humana, o que o torna um poderoso hidratante, com propriedades rejuvenescedoras. Ele é rico em ácido caprílico, que também pode ajudar a clarear e a suavizar a pele.", afirma a cosmiatra.

Cabelos sedosos

Madeixas mais secas ou maltratadas por químicas, como por exemplo os cacheados que passaram por processos de alisamento, ou se submetem regularmente à prancha, se beneficiam com o leite por causa da sua gordura. Já os oleosos devem evitar, podem ficar com aspecto grudento.

O leite, além de tudo, possui cálcio, que ajuda na formação e fortalecimento dos ossos. Por isso, sempre deve estar presente em nossa alimentação! Um bom jeito de não deixar de tomar leite é apostar nos produtos que são derivados dele: iogurtes, queijos, leite achocolatado e sorvete. ;)

Fonte: http://www.bolsademulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails