terça-feira, 13 de julho de 2010

Antes de comprar, as mulheres estão consultando as redes sociais


Meninas, sabia que vocês estão com tudo? :) Pois é, além de cuidar muito bem da estética e de estarem sempre bonitas (duas coisas das quais a Onodera entende muito bem), as mulheres já representam a maioria dos usuários de redes sociais no mundo. E elas não utilizam as redes sociais apenas para falar com amigos e familiares, ou para ler sobre assuntos que lhes interessam, ou buscar sobre assuntos profissionais e acadêmicos. Elas buscam cada vez mais informações sobre produtos e serviços. Uma pesquisa realizada pela Sophia Mind, empresa de inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, feita com 3.274 mulheres com idades entre 18 e 60 anos, residentes no Brasil, na Argentina e no México, além de latinas residentes nos Estados Unidos, revela que 63% delas consultam as redes sociais antes de efetuar uma compra. E para 70% a chance de comprar um produto ou contratar um serviço é quase certa se este for recomendado por um amigo em redes sociais.

Os itens mais consultados nas redes são os eletrônicos: 66% das mulheres consideram importante trocar informações na web antes de adquirir um produto. Além disso, 48% fazem o mesmo com revistas e livros, 47%, com músicas, 45%, com filmes e produtos relacionados a turismo, e 42%, com cosméticos.

As mulheres que mais contribuem com suas vivências e experiências em redes sociais na hora de recomendar ou não um produto ou serviço, são as brasileiras (66%) e as latino-americanas (56%). E em todos os países pesquisados, os comentários positivos são em maior número que os comentários negativos. Vale destacar também que 50% das pesquisadas desistem de uma compra se um produto ou serviço não for bem avaliado nas redes sociais.

Na Argentina, nos Estados Unidos e no México, a rede social de maior influência nas decisões de compra é o Facebook com 87% de acessos semanais. Além disso, 25% das entrevistadas afirmam que já realizaram compras baseadas em comentários ou indicações de amigos dessa rede social. O Twitter aparece em segundo lugar, com 17% de influência. A publicidade também tem maior influência no Facebook: 18% das entrevistadas já compraram produtos com base em mensagens ou anúncios recebidos por esse canal.

Já no Brasil, o Orkut permanece como a rede social mais utilizada pelas mulheres (85%). Sonico, Twitter e Facebook empatam em segundo lugar, com aproximadamente 21%. No orkut, 29% das brasileiras já compraram com base em anúncios ou mensagens de empresas e 21% já deixaram de consumir algum produto em função de comentários negativos.


fonte: Revista Proxxima


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