quarta-feira, 13 de abril de 2011

Onodera mostra como deve ser a alimentação na menopausa


A menopausa é uma fase da vida da mulher onde ocorre a interrupção do ciclo menstrual. No período anterior a essa fase (o climatério), que ocorre entre os 45 e 60 anos, os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona de forma gradativa até perderem de vez a funcionalidade. Por isso a mulher perde a sua capacidade produtiva.


Nesta fase complicada os sintomas mais comuns são: ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do libido, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, diminuição da atenção e memória, tontura, palpitações cardíacas, dores de cabeça, cansaço, dor nas juntas e problemas de pele.


Quando a mulher pratica exercícios físicos e se alimenta de maneira correta faz com que os sintomas da menopausa diminuam. Por isso a Onodera irá mostrar quais são os alimentos que ajudam a mulher a passar por essa fase de maneira mais tranquila.


O primeiro cuidado que a mulher deve tomar é com o balanço energético (consumo x gasto de calorias) para que haja um controle do peso corporal. Quanto mais natural for a alimentação da mulher nesta fase, melhor. Isso significa que ela deve manter uma dieta rica em vegetais, frutas e cereais integrais.


Vale a pena investir também no consumo de peixes no mínimo duas vezes por semana e também na preferência por carnes magras e laticínios desnatados. É importante evitar alimentos de origem animal que possuem gordura saturada.


Outro nutriente que deve ser controlado é o sódio. Dê preferência aos temperos naturais, tomando cuidado ao ingerir alimentos embutidos, sal de cozinha, shoyu, e outros alimentos ricos em sódio. Para melhorar os sintomas procure consumir alimentos que sejam fontes de fitoestrógenos e que possuem atividade semelhante ao estrogênio no organismo humano. São eles: alimentos a base de soja, semente de linhaça e inhame.


Com a queda de produção dos hormônios femininos, há o aumento do risco do desenvolvimento de osteoporose. Assim, é necessário ter cuidado com a ingestão de alimentos ricos em cálcio, vitamina D, zinco e magnésio: laticínios desnatados, vegetais com coloração verde escura, ovos, óleos de peixe, cereais integrais, castanhas, feijões.


A cafeína e o álcool devem ser consumidos com muita moderação por serem diuréticos, o que aumenta a perda de cálcio e zinco da urina.


Se você está passando pela pré-menopausa e está sofrendo com os sintomas, cuide-se. Alimente-se bem e pratique sempre exercícios físicos. Além de ficar bem com a saúde você vai ficar linda e em forma. E para complementar todo esse cuidado com um tratamento estético de qualidade, marque uma avaliação gratuita na Onodera e conheça as novidades do mundo da estética (www.onodera.com.br).


Fonte: www.dicasdemulher.com.br

Um comentário:

  1. Adorei essa matéria, me ajudou muito, tenho muitas dúvidas sobre o que comer, se isso ou aquilo pode ajudar, ou se tudo que leio é besteira. A que prazo a alimentação vai fazer diferença nesses sintomas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails