quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Onodera questiona: pintar ou não pintar o cabelo durante a gravidez?
Fonte: http://bebe.abril.com.br/gravidez/corpo/conteudo_262887.php
O bebê está a caminho, e você provavelmente já deve ter se perguntado o que fazer com o cabelo durante a gravidez. Pintar ou não pintar? Faz mal para a saúde do bebê? Pensando nisso a Onodera traz hoje a resposta pra essa questão que domina o mundo das novas mamães.
Qualquer tratamento químico para cabelos pode gerar reações alérgicas nas futuras mamães, mesmo nas mulheres que nunca tiveram esse problema antes. A explicação é simples: na gravidez, o corpo feminino se transforma ao sabor dos hormônios e até mesmo a coisa mais simples, de uma hora para outra, pode causar uma reação esquisita. " A pele da mulher fica mais hidratada e, por essa razão, absorve com mais intensidade algumas substâncias, aumentando as chances de irritação", justifica Emiro Khury, farmacêutico e diretor técnico da Associação Brasileria de Cosmetologia. Por isso, o couro cabeludo pode apresentar coceira e vermelhidão depois de uma sessão de pintura.
As vias aéreas também não estão livres de ameaças. " A tintura, por ser volátil, pode ser inalada e causar alergias respiratórias", alerta Lúcia Arruda, chefe do departamento de dermatologia da Potíficia Universidade Católica de Campinas. Isso vale, por exemplo, para os produtos com amônia, iodo e peróxido de hidrogênio. "Se a mulher tiver sensibilidade e eles, pode realmente apresentar alguma reação", concorda o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. As escovas definitivas que levam formol também provocam fortes reações.
Quando o assunto é a saúde do feto, os médicos não entram em acordo. Para alguns especialistas, as modernas tinturas e tonalizantes não oferecem nenhum perigo à criança, já que aboliram os temidos metais pesados (chumbo, alumínio e cobre) de sua composição. Já o farmacêutico Emiro Khury discorda e recomenda passar longe das químicas para cabelos. Na opinião do especialista, a pele das gestantes, por ser mais sensível, abriria caminho para alguns componentes entrarem na circulação sanguínea e, de lá, chegarem à placente e ao feto.
O fato é que nenhum estudo comprovou os efeitos das tinturas para cabelos na saúde dos bebês. " Provavelmente elas não causam malformação. Mas, como ninguém fez testes para assegurar, por precaução não são recomendadas", resume Lúcia Arruda. Outros especialistas preferem o meio termo e, após o primeiro trimestre, liberam apenas xampus tonalizantes e tinturas naturais, como a hena.
Bom meninas, como há muitas divergências de opiniões, a saída mais ponderada é conversar com seu obstetra sobre o assunto e avaliar os prós e os contras -- tanto para a mãe quanto para o bebê -- antes de correr para o cabeleireiro. Não custa nada tomar cuidados a mais durante a gravidez para preservar a saúde do seu bebê. E falando em cuidados, você já experimentou a massagem Onolinfática para Gestantes da Onodera? Esta é uma massagem onde são realizados movimentos leves e lentos, realizada por profissionais devidamente treinadas e habilitadas, com objetivo de eliminar toxinas diminuindo o edema causado em mulheres no período gestacional. Vale a pena experimentar! Marque uma avaliação gratuita na Onodera e comece o tratamento. Estar grávida, com saúde e linda faz toda a diferença!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário