quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Onodera alerta: proteja seu filho dos perigos da internet


Meninas, o mundo da internet é recheado de coisas atrativas, como cores, jogos divertidos, movimentos e sons que a gente acessa com um simples clique. Isso não é fascinante? Muito, para nós e para as crianças também. A atual geração, chamada de nativos digitais, é formada por crianças que já nasceram na era on-line. Normalmente, eles entram em contato com o mundo digital por volta dos cinco anos e acabam se apaixonando. Por isso, é necessário tomar cuidado com o conteúdo que as crianças tem contato para não causar problemas. A Onodera traz hoje algumas dicas de como controlar o que seu filho está acessando na internet.

O que pode?

''Antes dos 13 anos não é aconselhável criar perfis em sites de relacionamento como Orkut e Facebook'', orienta o doutor em neuroimagem pela Universidade de São Paulo, Pedro Paulo Oliveira Junior. E sempre valem as regras: jamais adicionar desconhecidos ou fornecer dados pessoais de qualquer tipo. Daniele John, psicanalista de São Paulo chama atenção para a importância de treinar a concentração dos jovens: ''Eles acabam desperdiçando um imenso potencial em joguinhos ridículos, bate-papos furados, navegando sem foco. Vencer a dispersão é um grande desafio para essa geração''.

Quando pode?


''Jogos e atividades virtuais no período noturno deixam a criança ligada, com dificuldade para dormir'', avalia Pedro Paulo. No caso dos adolescentes, madrugadas na internet, além de prejudicar a concentração no dia seguinte, acabam tornando as atividades da vida real menos atrativas do que as virtuais.

Até quanto pode?


''É fácil passar horas e horas diante da máquina e, gradativamente, perder o interesse por outras atividades. Sempre haverá mais uma janela a ser aberta, um vídeo a ser visto, um blog para ser descoberto. A internet pode levar à compulsão'', diz a psicanalista Daniele. ''Limitar o tempo on-line é fundamental para evitar o vício'', concorda Pedro Paulo.

Se o seu filho apresentar algum destes comportamentos, cuidado, pois ele está passando tempo demais na internet: agitação, insônia, falta de concentração, desinteresse por brincadeiras simples, como desenhar, ou pela companhia dos amigos reais, trocados pelos virtuais. ''É preciso que os pequenos brinquem de faz de conta, que jovens leiam literatura de verdade. As famílias não devem perder o hábito de conversar e se olhar, ao vivo'', diz Pedro Paulo Oliveira Junior.

As crianças podem acessar a internet, mas colocar limites é muito importante para não afetar o desenvolvimento dos pequenos. Pense nisso! Cuidado nunca é demais para que seu filho cresça saudável! E falando em cuidados, você sabe que o verão está chegando e não podemos nos descuidar também. Temos que estar com a estética alinhada e tudo em cima para aproveitar ao máximo a estação. A Onodera tem o tratamento estético ideal pra você. Marque uma avaliação gratuita na Onodera e encontre o que você precisa. Corra porque ainda dá tempo de aproveitar as promoções que estão imperdíveis. Fica a dica!

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/familia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails