quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Onodera Jundiaí mostra como reciclar o lixo de forma criativa

No dia 24 de Setembro, a Onodera Jundiaí realizará o evento “Recicle seu Lixo Doméstico” e dará uma aula de como fazer a sua parte e preservar o planeta. O evento abordará o reaproveitamento do lixo através da arte, contará com palestras sobre o assunto e uma exposição de arte feita com materiais recicláveis. Isso porque com um pouco de criatividade e consciência ambiental é possível reaproveitar quase todo o lixo produzido em casa (caixas de leite, garrafas de refrigerante, latas de sardinha, vidros de maionese).

Uma lata de refrigerante leva 10 anos para se degradar no meio ambiente. Já a madeira pintada leve cerca de 13 anos, e as cordas de nylon precisam de 30 anos para chegar a decomposição. As recordistas são as garrafas pet, compostas de um plástico que precisa de, no mínimo, 100 anos para degradação. Reciclando essas materiais, o benefício que você fará à natureza será enorme.

Além disso, no que diz respeito a impacto social, quando o lixo é separado adequadamente, gera empregos para parte da população, que vive do recolhimento desses resíduos, e aumenta a receita com a comercialização dos recicláveis. Bom, né? Então faça a sua parte!

Crie objetos:

Quase todo o “lixo seco” pode ser reaproveitado dentro de casa. Segundo o coordenador do setor de educação ambiental do Demlurb -- Departamento Municipal de Limpeza Urbana --, Alvair da Silveira, a coleta seletiva de Juiz de Fora, por exemplo, garante que 16 toneladas de lixo sejam recicladas por mês. Todos os materiais recolhidos são utilizados na Usina de Reciclagem, para a produção de itens como vassouras, cadeiras, porta-lápis, entre outras invenções.

Para fazer da sua casa uma pequena usina, recolha itens recicláveis, como papelão, jornal, revista, impressos, rascunhos, envelopes, guardanapos, frascos de vidro, tampas de garrafa, embalagens de leite e deixe sua imaginação mandar.

Para quem não curte artesanato

Quem não tem tempo, prazer ou vontade de reutilizar esses objetos também pode dar a sua contribuição. É só separar o lixo seco, ou seja, aquele lixo que não possui coisas úmidas, como legumes, frutas, restos de comida e entregar na coleta seletiva.

Ao contrário do que muita gente pensa, a coleta seletiva não precisa dos materiais recicláveis todos separados. Tudo pode ser entregue em um único saco, no dia em que o caminhão especial passa pela sua rua. Outra alternativa é guardar tudo para um catador de papel e objetos recicláveis. “Todos eles aceitam qualquer tipo de ajuda”. Pense nessa iniciativa e faça a sua parte. A natureza e a Onodera agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails